Batalha de Curalaba

A Batalha de Curalaba (em espanhol: Batalla de Curalaba pronuncia-se [baˈtaʝa ðe kuɾaˈlaβa]) é uma batalha e emboscada de 1598 onde o povo mapuche liderado por Pelantaru derrotou os conquistadores espanhóis liderados por Martín García Óñez de Loyola em Curalaba, sul do Chile. Na historiografia chilena, onde o evento é frequentemente chamado de Desastre de Curalaba, a batalha marca o fim do período da conquista do Chile na história do Chile, embora a rápida expansão espanhola no sul já tivesse sido interrompida na década de 1550. A batalha contribuiu para desencadear uma revolta geral mapuche que resultou na "Destruição das Sete Cidades" - é um termo usado na historiografia chilena para se referir à destruição ou abandono de sete grandes postos avançados espanhóis no sul do Chile por volta de 1600, causada pela revolta mapuche e huilliche de 1598. A Destruição das Sete Cidades, na historiografia tradicional, marca o fim do período da Conquista e o início do próprio período colonial. Essa grave crise remodelou o Chile colonial e obrigou os espanhóis a reavaliar seu modo de guerra.[1][2]

  1. Vicente Carvallo y Goyeneche, Descripcion Histórico Geografía del Reino de Chile (Description Historical Geography of the Kingdom of Chile), PDF E Libros from Memoria Chilena (History of Chile 1542–1788)
  2. Tomo I History 1542–1626, Tomo 8 de Colección de historiadores de Chile y de documentos relativos a la historia nacional. Santiago : Impr. del Ferrocarril, 1861. Primera parte. Tomo I; Capítulo LXXIX. Llega a Chile un refuerzo de tropa del Perú – Levanta el Gobernador una ciudad en la provincia de Cuyo – Visita el país meridional de su gobernacion, i los indios le quitan la vida.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search